UFRJ propõe "Re-Amazonizar o Brasil" no Festival do Conhecimento 2025


Segundo a UFRJ, estarão presentes lideranças indígenas, pesquisadores, artistas e ativistas para debater os desafios da Amazônia e das mudanças climáticas globais, além de refletir sobre futuros possíveis para o planeta.
Notícias relacionadas:
- Brasil emitirá visto eletrônico gratuito para participantes da COP30.
- Presidência da COP30 convida setor privado a integrar agenda de ação.
- Mudança do clima: Amazônia reúne pesquisadores do Brasil e França.
“Ao reunir saberes ancestrais, ciência, arte e políticas públicas, reafirmamos o papel da UFRJ como articuladora de soluções para os grandes desafios do nosso tempo”, completa a pesquisadora.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
A abertura oficial ocorre no dia 4, às 10h, com a apresentação do o Manifesto Clima é Saúde, Saúde é Clima, do qual a UFRJ é signatária.
“Estarão presentes no Festival, Sinéia do Vale, representante dos povos indígenas do Brasil na COP30, Eduardo Viveiros de Castro, professor de antropologia social da UFRJ, maior nome do debate indígena do campo acadêmico. Também participam Inara Nascimento, indígena Sateré-Mawé, professora de saúde coletiva e segurança alimentar para povos indígenas, Dzoodzo Baniwa, ativista e referência na educação escolar indígena dos povos baniwa e koripako e Ethel Maciel, representante da saúde do Brasil na COP30”, afirma a UFRJ.
COMENTÁRIOS